Fazenda do Cedro

Efigenio Nioac de Salles & Francisco Nioac de Salles
Café

Nossa família Nioac esteve envolvida em plantação e exportação de café desde o período do império no Brasil. Esta é uma lembrança muito viva do café que permaneceu em nós dois até que em 1980 decidimos comprar uma terra em sociedade. Como primeiro passo procuramos o IBC – Instituto Brasileiro de Café e decidimos adquirir a Fazenda do Cedro no município de Bom Jardim – RJ que tem 124 há e possuiu uma altitude média de 750 metros.

Lá plantamos cerca de 250 mil pés de café arábica dos tipos catuaís vermelho e amarelo, onde produzimos uma média anual de 1.500 sacas sendo cerca de 40% cafés finos do tipo cereja descascado.

Para termos o apoio técnico da melhor qualidade nos associamos a Cooxupe em Guaxupé -MG. Passamos a ter visitas periódicas de seus técnicos que fizeram inicialmente um levantamento detalhado de nossa Fazenda do Cedro, nos orientaram nos novos plantios, nos assistiram na compra de secadoras, despolpadoras, beneficiadoras, construção e manejo de terreiros e de depósitos para armazenagem. Grandes parceiros!

Na década de 2000 já estávamos produzindo cafés de muito boa qualidade. Começamos a participar dos concursos da Illy; em 2005 e 2010 fomos classificados e premiados entre os 50 finalistas do concurso de café no Brasil e nos anos de 2011, 2014, 2017 e 2018 recebemos o prêmio de melhor café do Estado do Rio. Tendo em vista estarmos recebendo esses prêmios, Diretores da Illy se interessaram em conhecer o novo polo cafeicultor da Região Serrana do Rio que estava produzindo cafés de tão boa qualidade. Em 2002 meu irmão Efigenio foi eleito Presidente da ASCARJ – Associação dos Cafeícultores do Estado do Rio de Janeiro onde atuou durante 10 anos.

  • Cafeicultor: Efigenio Nioac de Salles & Francisco Nioac de Salles
  • Propriedade: Fazenda do Cedro
  • Localização: Município de Bom Jardim, Distrito de Barra Alegre, na região Serrana do Rio de Janeiro – RJ

Dados e fotos da lavoura:

  • Altitude: 750m
  • Área plantada: 69
  • Número de pés: 240.000
  • Espécie:
    Arábica
  • Cultivares:
    Catuaí vermelho e amarelo
OUTROS DADOS SOBRE O CAFEICULTOR EM BREVE